Carta para o adulto

by - 16:31


Seja forte; não chore; seja submissa; seja delicada; diga sempre ‘sim’; não fale alto; seja educada; já passou da hora de amadurecer; você não é mais uma criança; tenha responsabilidade; comporte-se como uma moça...

Frases que ouvimos dos mais velhos nossa vida toda, e que nos faz questionar.
- Para que tanta cobrança?

Eles sabem que nem sempre é fácil ser forte, então por que nos aconselham isso?
Se eles sabem que as lagrimas não são algo que conseguimos controlar, por qual motivo eles nos mandam engolir o choro?
Nós humanos somos orgulhosos, mesmo assim temos que ser submissos?
A delicadeza não é o uma qualidade comum em todos, mas mesmo assim temos que nos forçar a ser?
E como eu vou dizer ‘sim’, se na verdade quero gritar ‘NÃO’?
Eu sou educada, mas isso não quer dizer o tempo todo
Não podemos determinar o tempo de amadurecimento de uma pessoa, nem tão pouco matar a nossa criança interior.
E a responsabilidade? Essa tem que ser conquistada.

Afinal não nascemos com um manual etiquetado em nosso celebro, para sabermos de tudo.

Eu até entendo que vocês só querem nosso bem, e que nos tornemos pessoas melhores, mas tente lembrar-se, que vocês também erraram e chegou a nossa vez de errar para aprender acertar.  

You May Also Like

19 comentários

  1. Não sou adulta ainda hahaha, mas eu já escultei outras pessoas falando essas frases pra conhecidos adultos meus. um saco, lindo texto

    ResponderExcluir
  2. Aconselhamos nao porque esperamos que consigam de primeira, mas para que aprendam que a vida nao sera sempre flores e infelizmente, choro e lamentação não resolvem problemas....choro ajuda a aliviar a tensao e o estresse, mas solução, so com atitudes! Tenha certeza que a intenção é sempre ensinar, fortalecer para que vocês venham a sofrer menos do que nós...Meus pais nao me aconselhavam nem me ensinaram muita coisa. Aprendi com as porradas da vida e tenha certeza que dói muito mais do que os ensinamentos dos adultos.Um abraço e até a proxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, mas há coisa que temos que descobrir sozinhos, e que não dá com tanta cobrança e superproteção.
      BEIJOS

      Excluir
  3. Eu amei forte esse texto ,as pessoas sempre cobram tudo de nós quando estamos crescendo ,a gente cresce quase um robô manipulado por eles RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, perdemos nossa identidade nesse processo, o que é bem triste.
      BEIJOS

      Excluir
  4. é realmente ser adulto é difícil. Ótimo texto parabéns

    ResponderExcluir
  5. É complicado, porque quando jovens, queremos e queremos mais liberdade e quando adultos queremos impedir que nossos jovens cometam os mesmo erros, alguns(jovens), são sábios e evitam alguns erros somente vendo os outros passar, outros não, só aprendem quando passam. Sempre conversei e aconselhei meus filhos, desde pequenos ensino da melhor maneira possível, mas quando querem passar por algo que sou contra( desde que não seja nada muito grave claro, como usar drogas, etc), eu deixo que passem pela experiência sozinhos, sabendo que estarei aqui para acolhê-los.

    ResponderExcluir
  6. É verdade. Já ouvi frases como essas, mas nem sempre é fácil ou queremos segui-las, as necessitamos tomar nossos próprios caminhos e cometer nossos próprios erros. Somos todos diferentes e isso exige uma ação diferente diante das situações da vida.
    Amei a carta, miga. Tu escreves muito bem.
    Beijooos ❤

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua visão. Tenho 25 anos e me considero adulta, pois ja tenho minha família e meu filho, e eu sei que muitas vezes superprotegemos demais e não os deixamos crescer, evoluir como pessoa, aprender sozinhos. Isso nunca é por maldade e sim por medo de sofrerem, e eu super entendo que a maioria prefira aprender sozinho. Eu preferia aprender sozinho e falava isso o tempo todo pra minha mãe, ela me dizia todas essas frases, depois de muito insistir ela começou a nos deixar (eu e minhas irmas) aprender sozinhas e sempre que eu caia, que me acontecia algo eu olhava e não escutava a voz dela falando o que sempre dizia, e assim me invadia uma solidão, como se eu tivesse que trilhar tudo sozinha e não tivesse ninguem ali pra me ajudar a passar, ninguem que me amparasse quando eu não conseguisse, ai fui até a minha mae e falei, mae pode falar, eu não vou conseguir acatar tudo o que disser, mais fala comigo pois a solidão de passar por tudo isso sozinha é pior...e desde então nos entendemos super bem, ela me ajuda eu a ajudo e assim cuidamos do meu filho sem pressão pra que ele passe por tudo, mais com nós duas ao lado pra que a solidão não volte...

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto! Vou mandar o texto para minha família ler, tenho certeza que eles irão amar! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo. Tocante. Ser adulto não é fácil, como eu queria voltar aos meus tempos de criança.

    ResponderExcluir
  10. Ser adulto parece difícil, não posso falar muito já que não sou uma e tô longe de ser HAHA, amei o blog e o texto❤

    ResponderExcluir
  11. Texto maravilhoso! É realmente chato ficar ouvindo essas cobranças dos outros. Mas eu sempre fui de dar dor de cabeça pra quem tentava isso, porque eu tenho gênio muito forte. kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto, concordo plenamente com tudo que você falou!

    Aguardando mais textos!

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa carta. Quando fui mãe, minha vontade era sair chorando, mas não podia, hoje se vejo uma mãe já ofereço o ombro, não é fácil ser adulto!
    Beijos 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  14. e eu que nem adulta sou, já escuto essas frazesinhas chatas? se tem uma pessoa sem paciência pra gente querendo me ensinar coisa que não tem o 'jeito certo' de fazer então, me deixa fazer do meu jeito hehehe

    ResponderExcluir
  15. É, na realidade somos muito cobrados o tempo todo desde que nascemos e depois, consequentemente, cobramos demais também. A vida, infelizmente, exige regras, bons costumes, disciplina, porque deixamos de ganhar ou perdemos muitas coisas sem essas e outras coisas mais. Tenho plena consciência disso e me arrependo amargamente de não ter ouvido muitos conselhos que era pro meu bem e eu não entendia. Mas digo que regras são um saco!! Disciplina é um saco!!! Engolir choro quando se quer mesmo é gritar, e uma bosta!! Bater porta alivia. Mas ... somos cobrados e quando temos nossos filhos, sabemos que devemos cobrar algumas coisas também. E cobrar também não deixa de ser um SACO!!! Infelizmente a vida cobra de nós e temos que passar à frente pra que as coisas não saiam do controle.

    ResponderExcluir
  16. uau! que texxto magnifico! simples e direto
    Parabéns pelo post bjs Sucesso!
    www.dheiamartins.com.br

    ResponderExcluir